domingo, 18 de agosto de 2013

CRESCIMENTO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ASSUSTA A POPULAÇÃO NORDESTINA


A violência assusta no Nordeste. Alguns estados da região têm registrado um crescimento nos números de homicídios.


No Rio Grande do Norte, onde o número de homicídios de janeiro a agosto já superou o do ano passado. Para piorar, os policiais civis ainda estão em greve.



Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Comissão Estadual de Direitos Humanos: mil homicídios só este ano, 59 a mais do que em todo o ano passado. 


Este ano a situação está um pouco pior porque os agentes da Polícia Civil e os escrivães estão em greve, por isso pouquíssimos casos estão sendo investigados.

A Polícia Civil reclama das condições de trabalho, pede também a convocação dos concursados.

Na Região Metropolitana de Natal só duas delegacias fazem os registros de ocorrências, uma na Zona Norte, outra na Zona Sul, e somente os casos de flagrante.

O governo do estado responde que não pode atentes a todas as reivindicações agora porque vive uma grave crise financeira. 

No Ceará, são dez mortes por dia. De acordo com a Secretaria de Segurança, os casos de homicídio aumentaram. Comparando os sete primeiros meses de 2013 com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 17,5% nesse tipo de crime no Ceará. Até julho, 2.322 pessoas foram mortas em todo o estado, o que dá uma média é de 10,9 por dia.

Na capital, o número de assassinatos já supera em 20% a estatística do mesmo período do ano passado. Segundo a polícia, grande parte dos crimes envolve jovens de 18 a 24 anos, relacionados com o tráfico de drogas. O governo do estado diz ter investido quase R$ 1 bilhão nos últimos sete anos em segurança pública e que conseguiu aumentar o número de prisões e apreensões de drogas e armas.

No Piauí, o que chama a atenção é o número de assassinatos de jovens. A taxa de assassinatos no estado é de quase 15 por cada grupo de 100 mil habitantes. Quando envolve apenas jovens, esse número cresce para 23, para cada grupo de 100 mil pessoas.

Só em Teresina, nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 126 homicídios, 38% a mais que no mesmo período do ano passado.

O Piauí, que era o estado menos violento, de acordo com o último mapa da violência, agora aparece em terceiro. São Paulo e Santa Catarina têm índices menores.

A Secretaria de Segurança do estado acredita que esse crescimento da violência tem relação com o aumento do tráfico de drogas.


Leita também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário