segunda-feira, 17 de junho de 2013

POLÍCIA CIVIL NO MEIO DO CAOS


A Polícia Civil de Minas Gerais está em estado de greve. Na tarde de hoje (17/06), parte dos grevistas juntaram-se  aos manifestantes que protestam contra a corrupção e a má qualidade do transporte público para pedirem a reestruturação da polícia no estado. Um abaixo assinado foi inciado e tem colhido assinatura dos cidadãos. Os policiais denunciam a precariedade e a sobrecarga com a qual trabalham. Uma cartilha distribuída aos cidadãos, pelos grevistas, aponta para o estado em que se encontra a polícia judiciária no estado mineiro. Segundo eles, há escassez de recursos humanos, números insuficiente de policiais e viaturas, alem da falta de outros recursos logísticos como toner para impressão de ocorrências e produtos de limpeza.  Muitas das instalações estão em estado precário e insalubre. O manifestantes exigem o aumento do efetivo policial e administrativo que, segundo eles, é insuficiente para o atendimento satisfatório ao público. A sobrecarga de serviço também é um problema, alguns servidores estariam experimentando jornadas duplas (dia/noite) com acúmulo de 70 horas semanais quando o aceitável seria apenas 40 horas. Reclama-se, também, da usurpação da atribuição da polícia judiciária, quando outros órgãos investigam crimes, sendo que a atribuição de investigar é da Polícia Civil. Neste sentido exigem um marco regulatório. 


A falta de condições adequadas de trabalho e a má estrutura da polícia judiciária refletem diretamente no crescimento das cifras negras (índices de crimes que não são solucionados), contribuindo assim pra a impunidade e, consequentemente, o aumento da criminalidade. O reflexo nos servidores vem da desmotivação, devido à insatisfação da população, e do sentimento de impotência por ter muito o que fazer mas não ter como fazer. Enquanto isso o número de crimes não solucionados é grande, incluindo assaltos, estupros e homicídios. O problema não atinge só os policiais civis, em alguns casos, equipes da Polícia Militar tem de passar horas dentro de delegacias para conseguirem entregar presos e objetos apreendidos. 



É claro que temos uma polícia civil com grande potencia más que acaba estando engessada por obstáculos estruturais. É necessária uma reestruturação e a modernização dos meios e processos de investigação que até então são obsoletos. Perdemos para polícias no exterior que utilizam tecnologias modernas e mantém o controle sobre a criminalidade conseguindo elucidar os crimes com eficiência. Aqui há carência de equipamentos, o que compromete a dinâmica das investigações. 




Os vídeos á seguir mostram a situação da Polícia Civil de Minas. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário