segunda-feira, 17 de junho de 2013

GERAÇÃO 4:20 - A "ONDA DA GLAMOURIZAÇÃO DA MACONHA E A POLÊMICA DA LEGALIZAÇÃO



Começamos a nossa semana com um tema bastante polêmico. A questão da legalização da maconha. Antes, porém, deixo claro a minha posição sobre o uso de drogas: Não sou a favor do uso, tenho ciência do prejuízo que as drogas trazem para os usuários e para a sociedade. Mas, analisemos o assunto.

O uso da maconha é considerado inofensivo por muitas pessoas. Existem até mesmo alegações que apontam para benefícios à saúde, causados pelo THC. Pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas diz que o número de usuários da droga no país aproxima-se á 10 milhões de pessoas. A grande quantidade de usuários manifesta não só um costume mas um estilo de vida que gira em torno da utilização da erva. A chamada "Geração 4:20" (Uma referência à data escolhida para ser o dia mundial da Maconha, 20/4) tem se expressado, sendo aplaudida e imitada por uns e vaiada por outros. São estes (Os usuários confessos) os que estão na linha de frente do movimento pelo liberação da maconha para o consumo próprio. 
O tema é amplamente discutido por profissionais da saúde, da segurança pública, sociólogos e educadores. Alguns afirmam que a legalização do uso da maconha tiraria os usuários das bocas de fumo e daria a eles mais segurança. 
De fato a droga tem sido glamourizada entre jovens e adolescentes. O estilo de vida rebelde, livre e sem preocupações, confunde-se com a necessidade de se experimentar e viver em função da erva. Preocupa-nos, muito, esta moda, haja vista ser o uso da maconha, para muitas pessoas, o primeiro passo para o experimentar de outras drogas como a cocaína e por fim o crack. A maconha ganhou adeptos na classe média. Tornou-se comum ver universitários aproveitando o intervalo das aulas para "fumar um baseado". Vídeos na internet fazem apologia ao consumo e a liberação, quem não se lembra da famosa marcha da maconha? No meio das muitas "tribos urbanas", não usar maconha é ser careta.  A moda se expressa nas estampas das camisetas, em grupos "Hip Hop" e funk, através de reppers e etc. "Fumar maconha é ser legal" ou "descolado". Às 4:20 da tarde, nota-se as postagens no Facebook, os usuários tem a necessidade de mostrar pra todo mundo que são usuários.

Existe uma pesquisa realizada na Europa que afirma que o uso da maconha na adolescência pode causar danos à inteligência do usuário para o resto da vida.  

O jornalista Arnaldo Jabor aborda o assunto apontando para uma suposta "Lógica Repressiva" presente em nossa sociedade e que a maconha não causa morte, nem violência nem doenças terríveis, sendo que as drogas que causam estes males são a heroína, o crack a cocaína... Segundo ele, a maconha é proibida muito mais por preconceito e superstição do que por seus males reais. Ainda segundo Jabor, a maconha é menos ofensiva do que as bebidas alcoólicas, que são permitidas, e que o tráfico só dá lucro por que é proibido.  

Reportagem da rede Record fala sobre a descriminalização das drogas no Brasil. As duas opiniões sobre o assunto. 







Qual a sua opinião sobre o assunto? Comente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário