terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[BELO HORIZONTE] APÓS INSTALAÇÃO, AISP DO AGLOMERADO DA SERRA TEM SEU PRIMEIRO DESCONFORTO

Na noite desta segunda feira militares do 22º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (Unidade responsável pelo aglomerado da Serra em BH) foram chamados para atender um confronto entre gangues rivais. Ao chegarem no local, homens do grupo Tático Móvel se deparam com um rapaz armado que teria feito menção de atirar contra os policiais. A mulher do suspeito alegou que ele teria sido baleado dentro de casa, no entanto a perícia desmentiu sua versão. 


IMAGEM ILUSTRATIVA

O aglomerado foi palco de vários momentos de tensão entre comunidade, traficantes e polícia. 
É aquela velha história: "O traficante é aquele que compra o remédio pro seu filho quando ela tá doente, compra o seu botijão de gás, quando você não tem condições pra comprar..." 
Ele faz isso porque é "bonzinho"? Claro que não! Ele quer apenas o apoio da comunidade pra continuar a praticar o tráfico sem ser incomodado pela polícia que, por sua vês, sofre com a hostilidade da comunidade local que a tem como intrusa e covarde. 
A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais instalou, apressadamente, uma AISP (Área Integrada de Segurança Pública) no interior da comunidade, com o objetivo de fazer ser constante a presença do estado na região. Porém, sabemos que não basta instalar uma AISP na Serra - assim como não bastou instalar uma UPP em qualquer comunidade carioca. O estado precisa estar preparado para enfrentar hostilidade da comunidade provocado por traficantes que - é óbvio - não estão satisfeitos com a aproximação da polícia. Mas é claro que é possível conquistar a confiança dos moradores da Serra e ali promover segurança pública. Só que isso não irá ocorrer da noite para o dia. 



A reportagem a seguir apresenta melhor os fatos:
JORNAL ESTADO DE MINAS

Clima volta a ficar tenso no Aglomerado da Serra após PMs atirarem em homem armadoSegundo os militares, vítima apontou arma para a viatura e foi baleada na perna. Moradores protestaram contra a ação dos policiais

Publicação: 27/01/2014 23:53 Atualização: 28/01/2014 01:40
O clima de tensão voltou a tomar conta do Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira. Moradores da comunidade se revoltaram depois que um homem foi baleado por policiais militares durante uma incursão da PM no morro. Várias pessoas se aglomeraram próximo à Praça do Cardoso e hostilizaram os militares. O policiamento foi reforçado, inclusive com o helicóptero da corporação, para evitar confrontos.

O conflito acontece três dias após a inauguração da Área Integrada de Segurança Pública, que tem como um dos objetivos aproximar a polícia dos moradores e recuperar a relação desgastada entre as partes por causa de vários conflitos. O primeiro deles aconteceu em 2011, após a morte do padeiro J.C.S., 17, e do tio dele, o enfermeiro Renilson Veriano da Silva, 39, durante uma operação policial no aglomerado. O outro epsódio foi em outubro de 2012, depois da morte do servente de pedreiro Helenílson Eustáquio da Silva, que também foi  baleado por militares.

De acordo com a Polícia Militar, uma viatura do Tático Móvel do 22º Batalhão fazia patrulhamento pela Rua Bandonion na noite desta segunda-feira quando, por volta das 22h, se deparou com um homem armado. Os militares disseram que o suspeito chegou a apontar uma pistola em direção à viatura. Diante disso, os policiais fizeram três disparos, e um deles acertou a perna de Douglas Rafael Rodrigues de Oliveira.

A vítima foi socorrida por uma viatura da PM que deu apoio à outra envolvida na ocorrência. O rapaz, que não teve a idade revelada, foi encaminhado ao Hospital Pronto Socorro João XXIII. Tão logo o fato aconteceu, moradores foram às ruas reclamar da ação dos militares e o clima ficou tenso. Os policiais pediram reforço e tomaram conta dos arredores da Praça do Cardoso, que já foi palco de outros enfrentamentos entre a população e a PM. Homens do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) participaram da operação.

Ainda segundo a Polícia Militar, uma pistola calibre .380 que estava com o rapaz baleado foi apreendida

Nenhum comentário:

Postar um comentário