sábado, 8 de fevereiro de 2014

UMA RESPOSTA AO "PORTA DOS FUNDOS"


COMO EU ACHO QUE OS POLICIAIS HONESTOS DEVERIAM RESPONDER:


Vivemos em um país democrático, malgrado essa democracia estar quase sempre presa à superfície do papel e necessitar de um certa luta para que ela seja efetivada. Temos direito a livre expressão mas tal direito não nos permite confeccionar todo e qualquer tipo de opinião sem atentarmos ao princípio da razoabilidade, do bom senso e da verdade. Sobretudo a VERDADE!


O vídeo intitulado "DURA" do canal "humorístico" Porta dos Fundos mostra dois policiais sendo abordados por dois cidadão. No momento da abordagem os dois "PM's" estão dormindo dentro de uma viatura, como se não tivessem nada pra fazer. Pelo enredo do filme os dois policiais são revistados pelos cidadão que os questionam pelo fato de estarem dormindo em serviço. Os policiai recebem um "dura" dos populares que questionam até mesmo o que os policiares comeram no almoço e o porque de um deles estar carregando um certa quantidade de dinheiro no bolso. 

Vendo o vídeo concluo que os senhores, responsáveis pelo canal, pretendiam fazer uma crítica social contra a Polícia Militar. O problema é que no decorrer do material vocês mostram uma polícia que nós não conhecemos. Se vocês pretendiam representar toda a polícia do Brasil através do vídeo, vocês falharam!

Sei que os senhores, infelizmente, estão do "outro lado do rio" que representa a separação que há entre a população e a polícia na atualidade brasileira. Essa separação, senhores, é um grave problema que aflige a nação, pois de um lado está a população desconfiada e repleta de preconceitos contra a polícia, por causa de erros cometidos por alguns e por causa da dificuldade que temos em dialogar com o público. Dificuldade esta que é fomentada pela estrutura político-social da atualidade brasileira que se manifesta em uma guerra contra o tráfico de drogas, uma guerra sem fim e que só resulta na morte de policiais inocentes, cidadãos inocentes e de traficantes (nada inocentes), sendo que o consumo de drogas ilícitas se quer diminui.  De outro lado temos uma polícia repleta de homens e mulheres idealistas, que, tanto quanto vocês, se ofendem com a corrupção de alguns policiais, sendo que o principal prejudicado pela corrupção de certos policias, são os próprios policiais honestos que nada tem a ver com a corrupção e acabam sendo hostilizados pela sociedade como se fossem bandidos também. Contudo, como policial honesto e cidadão de bem que sou (na medida que pago meus impostos e trabalho dentro da legalidade) não conheço a polícia que vocês representaram nesse vídeo! E nem mesmo desejo conhece-la. 
A polícia que conheço é formada em sua grande maioria por homens e mulheres fiéis a sua missão constitucional de preservar a ordem pública e de proteger o cidadão de bem e as instituições democráticas. A polícia que eu conheço não tem tempo pra dormir em serviço (Mesmo que tivessem tempo não poderiam, pois dormir em serviço é crime militar e os órgãos de correição internos não pensam duas vezes antes de indiciar militares por tal crime previsto no Código Penal Militar e nos estatutos dos militares dos estados. Isso acarreta sanções administrativas e penais. Nenhum policial quer perder sua carreira). A polícia que eu conheço sabe que distração significa morte e os bandidos não pensão duas vezes antes de atacar um policial caso achem brecha. A polícia que eu conheço não tem tempo pra dormir (As vezes nem pra almoçar. Mas são hostilizados se forem vistos parados em um restaurante). A polícia que conheço passa o tempo todo atendendo ocorrências, estancando a ferida sangrenta da nossa sociedade que não para de precisar de nossos serviços nem se quer por um minuto.  Ainda assim somo criticados quando chegamos em um local onde fomos solicitados mas demoramos para chegar, não porque estávamos dormindo, como vocês representaram no vídeo, mas sim porque muitas vezes o efetivo de viaturas é menor do que o número de eventos a serem atendidos. Por fim: A polícia que eu conheço odeia a corrupção praticada por alguns grupos de policiais que desonram as suas fardas e só reforçam o esteriótipo negativo que a sociedade guarda em relação a ela.

Por fim, senhores produtores do Porta dos Fundos, sugiro que os senhores procurem conhecer a polícia que nós conhecemos e defendemos, pois este vídeo não mostra a realidade das polícias de todo o pais. Como eu disse, há uma distância entre polícia e cidadão no nosso pais. Essa distância não pode prevalecer, pois a polícia existe para servir a população e precisa contar com a amizade e a parceria desta para exercer suas atividades com sucesso. Existe um enorme esforço das polícias para eliminar essa distância e aproximar a polícia da sociedade mostrando que o policial não é este monstro que muitos imaginam com base no erro destacado da minoria. Nesse luta os senhores participam, não contribuindo, mas atrapalhando, reforçando esteriótipos e preconceitos. 

O vídeo a seguir foi fortemente criticado nas paginas policiais. 


3 comentários:

  1. Esse bando de playboyzinhos e patricinhas do porta dos fundos nao sabem nada sobre a realidade da violência e da vida do povo. Nunca sentaram pra conversar com um policial sobre a vida dele. Eles nao respeitam a opiniao de ninguem, eles sao os donos da verdade. Fazem videos denegrindo a imagem de muitas pessoas. Voce disse que é policial, gostaria de saber se existe alguma lei sobre denegrir a imagem das polícias ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivica. Na verdade não sou policial. Escrevo este blog porque a segurança pública, o direito penal, processual penal e a prática policial são ciências que estudo. Este texto tem propriedade, pois convivo com muitos policiais (sobretudo militares) e conheço a realidade e o dia-a-dia deles. Na verdade não há uma lei que criminalize a critica feita pelo "Porta dos Fundos" e na verdade eles até tem o direito de livre expressão. Mas isso não significa que devemos engolir calados tudo o que eles dizem. Creio também que eles não são os únicos a denegrir a imagem das polícias, eles estão apenas reforçando a má imagem que a polícia tem em relação ao cidadão, através do preconceito e da generalização, estão dificultando a luta que existe pela aproximação da polícia em relação aos cidadãos. Creio que a imagem da polícia está destruída a muito tempo e bem antes desse vídeo, pois quem mais denigre a imagem das polícia brasileiras são, em primeiro lugar, os governos incompetentes que não investem em melhorias significativas na estrutura das corporações e, em segundo lugar por policiais desonestos que são uma minoria desprezível que acaba por ser vista com se fossem a maioria. E que sofre nesse quadro? O cidadão de bem e os policiais honestos que, afirmo, são a esmagadora maioria!
      Abraços e obrigado por comentar.

      Excluir
  2. A gente gosta de colocar a culpa nos policiais, né? Como se eles tivessem vindo de outro planeta, saíram da sociedade, da qual todos nós fazemos parte. Se tirarmos TODOS os policiais (assim como os políticos) e nomearmos outros para o lugar deles, escolhidos aleatoriamente dentro da população brasileira, sabe o que muda? NADA! Porque NÓS somos corruptos! Paramos em fila dupla, furamos o sinal vermelho, não respeitamos os vizinhos, os deficientes, tentamos burlar o imposto de renda, compramos CDs piratas, e tudo com uma justificativa banal. SOCIEDADE HIPÓCRITA!

    ResponderExcluir