quarta-feira, 7 de maio de 2014

(IN)JUSTIÇA COM AS PRÓRIAS MÃOS - POR QUE O JUSTIÇAMENTO DEVE SER REJEITADO.

Não é preciso dizer muitas palavras senão aquelas que as poucas vozes ousaram dizer quando a onda de fazer "justiça" com as próprias mãos estourou no Brasil. Podemos dizer que a injustiça, a condenação de um inocente é pior que a própria impunidade, más o que o povo quer? Vingança! Uma justiça implacável que não perdoa ninguém, nem mesmo o inocente. Uma justiça pesada que só não seja pesada pra mim ou para alguém da minha família. Temos um sistema de justiça criminal que a muito tempo é desgastado, fraco e deficiente, más posso assegurar que este nosso sistema penal é melhor do que qualquer regime em que os julgamentos são feitos pelo povo, afoito por sangue e pela morte de seus inimigos. Não há segurança para ninguém nesse estado de total ausência de garantias. Queira você ou não, as pessoas devem ser julgadas dentro dos critérios legais, pois a finalidade disso não é a proteção dos bandidos, como na falácia de muita gente. O objetivo dessa legalidade é a proteção dos inocentes e empecilho para os abusos do estado.  
Enquanto pregamos que se deve fazer justiça com as próprias mãos estamos pecando porque temos a responsabilidade de cobrar uma mudança profunda no nosso sistema legislativo e não fazemos isso. Preferimos vestir uma toga invisível e brincar de juízes, de santos, de palmatórias do mundo.
Olho por olho e dente por dente e logo estaremos todos cegos e desdentados. Não julgueis para não serem julgados. Com a mesma medida que medirem serão medidos também. Quem nunca cometeu pecado que atire a primeira pedra.  
E então. Qual será a próxima vítima?
Fabiane Maria de Jesus, dona de casa e mãe de dois filhos foi acusada de sequestrar crianças com o fim de praticar magia negra. A página do Facebook (Guarujá Alerta) que fez a denúncia reconheceu o equívoco, más era tarde demais. Fabiane ESTA MORTA. Foi linchada por pessoas que achavam que estavam fazendo justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário