terça-feira, 1 de julho de 2014

CINCO MOTIVOS PARA VALORIZARMOS NOSSOS POLICIAIS.

Nos últimos tempos temos percebido o quanto nossas polícias são especiais e capazes de mudar a realidade social. Os órgãos policiais brasileiros são comumente lembrados como instituições corruptas e sanguinária, más poucas vezes se enxerga a monstruosa contribuição da polícia com o bem estar social. O policia sai as ruas diariamente para enfrentar aquilo que a nossa sociedade tem de pior sem esperar ser elogiado no final do dia. A visão sobre as nossa policias tem mudado e ainda precisa mudar muito. A mudança da ótica que se tem da polícia muda ao passo que também muda certos paradigmas dentro do próprio mundo policial. O potencial das nossas polícias é enorme, porém toda uma revolução só será possível com uma grande corrente de apoio governamental e política que deverá sempre ser acompanhada por uma irredutível visão geral de que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser garantidas. Com base nisso apresento cinco pontos que são comuns em uma polícia que sofre pela falta de apoio popular e governamental. 


1) Uma polícia desvalorizada é uma polícia desmotivada e uma polícia desmotivada é uma polícia fraca. Polícia fraca não reduz índices de criminalidade e nem consegue promover sensação alguma de tranquilidade. 

2) Uma polícia desvalorizada é uma polícia que não usa seu potencial. Temos polícias fortes estruturalmente e no que diz respeito a recursos humanos também, no entanto o potencial das nossas polícias não é explorado como deveria ser. Temos grandes profissionais capazes de criar e desenvolver políticas eficiente e inovadoras de segurança pública, tanto repressiva quanto preventiva, más tal vantagem em nada ajuda se não for devidamente reconhecida e valorizada.  

3) Uma polícia desvalorizada é uma policia que só faz o básico. Polícia sem incentivo e sem bons investimentos é na verdade reduto de amedrontados. Profissionais que só recebem criticas e ameaças de punição tendem a fazer pouco, pois quem muito trabalha muito se arrisca. Todo cidadão que empenha uma farda espera (de forma justa) que as peculiaridades de sua profissão sejam reconhecidas. O policial é o cidadão que enfrenta o risco de morte constante, lida diariamente com o sofrimento humano e se dirige à lugares e situações das quais todos preferem fugir. Nossos policiais merecem o nosso reconhecimento e nossa gratidão, pois não é qualquer um que seria capaz de viver sobre contínuo risco de morte e lesões e ainda assim amar e se dedicar à profissão que lhe põe nessa condição. Hoje em dia há uma sensação de abandono e de ingratidão no mundo policial, pois são poucos os que reconhecem a importância da polícia. Cidadãos estranhos a atividade policial a criticam com veemência, más é claro que não há ninguém melhor que o próprio policial para falar das dificuldades e das razões de seu trabalho.  

4) Uma polícia desmotivada é uma polícia apática. Para que se envolver se não há resultados? Para que buscar resultados se os resultados parecem impossíveis? Segurança pública se faz com envolvimento e soluções compartilhadas em uma esfera comunitária e conservadora de direitos e garantias fundamentais. A polícia existe para proteger e fazer cumprir o contrato social, sendo que as demais estruturas que compõem esse contrato - inclusive a própria comunidade - devem estar voltados para a sua proteção, tendo ciência de que deve ser dada aos órgãos policiais, total liberdade para agirem na proteção do estado de direito. 

5) Polícia desmotivada tolera abusos. Quem não tem apoio para operar na busca pela mudança da realidade social também não terá energia para enfrentar qualquer mecanismo que corresponda abuso de direitos ou corrupção. O polícia que não recebe incentivos profissionais adequados (salvo exceções) não se sentirá apto a denunciar ou praticar qualquer ato que  contribua com o fim de determinadas práticas corruptas. Para quem não possui apoio nada vale a pena. Lembremo-nos que em um ambiente em que erros são tolerados, tais erros acabam se tornando banais. 

Em fim. É preciso que haja uma difusão de 
um espírito de progresso e transformação no meio de todos os órgãos de segurança pública. Isso só é possível com mecanismos governamentais de apoio e valorização do profissional. Valorização trabalhista, salarial e principalmente educacional. É necessário que as corporações valorizem medidas que permitam que cada policial se sinta livre para criar, inovar e transformar em sua atividade diária. 

O vídeo a seguir é um relato emocionado sobre a polícia sob a ótica de um policial militar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário