domingo, 20 de julho de 2014

[RIO DE JANEIRO] PM SUSPENDE PATRULHAMENTO NOTURNO EM DUAS COMUNIDADES PARA EVITAR CONFRONTOS

Policial denuncia suposta negociação entre comandO da PMERJ e traficantes

Para evitar novos confrontos em favelas cariocas, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) Arará e Mandela receberam a ordem expressa de suspender os patrulhamentos noturnos nas comunidades. A informação consta num documento oficial, reproduzido pela revista “Veja”, que leva os timbres do governo do estado, da Secretaria de Segurança e da PM.
Assinado pelo comandante das unidades, capitão Paulo Cesar de Oliveira Ramos Filho, o memorando, datado da última quarta-feira, diz: “Este comandante informa este supervisor que determine as Guarnições para não realização de Patrulhamentos noturno no interior das comunidades Arará e Mandela”.
A prática da vista grossa é confirmada por relatos de policiais lotados em UPPs. O objetivo do recuo seria preservar a tropa e refrear os crescentes conflitos que vinham criando o medo de que a violência transbordasse para o asfalto, inclusive para as rotas turísticas.
“Policiais reclamam que esta ordem foi dada por conta de um acerto entre o tráfico e o comando da UPP”, denunciou um policial militar que preferiu não se identificar, através do WhatsApp do EXTRA.
Casos isolados de violência vêm ganhando força nas comunidades pacificadas. Desde o início de 2014, cinco PMs morreram e 44 foram feridos a bala por bandidos em favelas com UPP — um número superior à soma de todos os outros anos do programa, que até então havia registrado oito mortos e 39 feridos. Em Manguinhos, no último mês de março, um grupo de bandidos incendiou cinco bases policiais. Na Rocinha, crimonosos agrediram policiais com tijolos depois da prisão de um suspeito, em dezembro. Na cracolândia colada ao Complexo de Manguinhos, centenas de viciados são vistos dia e noite em uma área cercada de UPPs e a apenas 200 metros da Cidade da Polícia Civil.



FONTE JORNAL EXTRA - RIO DE JANEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário