domingo, 16 de junho de 2013

POLÍCIA NA ESCOLA - COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS E À VIOLÊNCIA ESCOLAR

Crianças e adolescentes são "presas" fáceis nas mãos de traficantes de drogas. A personalidade em formação e a ausência de orientação são fatores que facilitam a persuasão e fazem do menor, até mesmo no ambiente escolar, sujeito de risco que precisa ser acompanhado e educado, para que seja capaz de resistir as maldosas investidas do tráfico. Escolas localizadas em áreas de risco são as mais perigosas. Em algumas, a vigilância dá conta de guarnecer o interior desses estabelecimentos, outras não. Mas mesmo havendo segurança no interior da escola, quase nunca haverá em seu entorno. É comum que traficantes tentem oferecer substâncias entorpecentes nos entornos e até dentro das escolas. Conclui-se que não basta haver apenas vigilância más também educação. 

De uma forma dinâmica as polícias brasileiras vem trabalhando preventivamente através da presença ostensiva e integral, no interior e no entorno das escolas públicas. Por meio de programas como Proerd (Programa educacional de resistência às drogas) e a patrulha escolar, vem-se realizando o feito de evitar o êxito das drogas através da educação e da ostensividade, alem disso, tais programas servem para evitar incidentes de violência entre alunos e professores, realidade comprovado pelo Brasil a fora. 

Todos sabemos que o tráfico e, consequentemente, a dependência química, se transformou em dos maiores problemas de saúde e de segurança pública da atualidade em nosso país. O número de famílias devastadas pelos efeitos sociais desse consumo não consegue ser apreciado por estatísticas e faz ser grande a preocupação dos pais que não sofreram com este mal. Um dependente químico, principalmente dos que consomem crack, é capaz de destruir a própria vida em pouco tempo. Alem de acabar consigo mesmo ainda mina a paz e a segurança de seus familiares. Como grande parte deles acaba por sair de casa, por não ser mais viável seu convívio com a família, engrossam o números dos "zumbis" urbanos que povoam as cracolândias. 
O combate ao tráfico de drogas é de suma importância, mas, sabemos que enquanto houver usuário haverá traficante. 

Outro grande problema que pode ser evitado com a presença da polícia na escola é a violência que preocupa, principalmente os servidores da educação que muitas vezes tem medo de serem agredidos por alunos violentos e indisciplinados. 

A presença da policia se dá através da integração dinâmica com os gestores e professores das escolas e os pais, maiores interessados na proteção de seus filhos. 

Em tudo isso se nota a importância da educação e da presença da polícia nas escolas. Os policiais são treinados para a filosofia de policiamento comunitário e com muita didática ensinam sobre os riscos e prejuízos de se aceitar a proposta do consumo de drogas. A educação é mais útil do que a recuperação! 

Em estados como Minas e São Paulo existem as PATRULHAS ESCOLARES. No estado do Paraná criou-se até mesmo um batalhão especializado para a função. BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário