domingo, 22 de fevereiro de 2015

[REFLEXÃO] POLICIAIS SÃO ARROGANTES?


Para os policiais, baixar a guarda pode ser sinônimo de alguém ferido ou morto.
A pergunta postada recentemente em Quora (Site de pergunta e respostas) Questionou: "Por que os policiais muitas vezes são tão arrogantes?" O ex-oficial de patrulha Justin Freeman deu sua opinião em uma conversa imaginária com um civil. 
Porque eles têm prioridades diferentes do que você.
Os seres humanos, como tudo o mais no universo, procura manter um senso de equilíbrio nas coisas. Isto é verdade não apenas para questões de fisiologia, mas para as interações sociais, também. Pense sobre as interações que você tem em uma base diária: Em que com quase todos, você entra e se relaciona, pelo menos, com uma atitude neutra e talvez até mesmo um pressuposto de boa vontade. Quando você acorda ao lado de seu (sua) parceiro (a), não há espaço para uma desconfiança inata sobre os motivos  dele – considera-se que o parceiro é tão bem intencionado como era quando adormeceu com você, e suas interações procedem fundadas sobre essa hipótese.
Ou pense sobre suas interações no trabalho.  Quando você vai para um trabalho, é comum considerar seus pares como mais ou menos iguais a você. Claro que, como o tempo haverá um desgaste em que você começa a taxar as pessoas, mas essas interações iniciais serão de respeito e civismo, porque isso é o que se espera - que é o entendimento silencioso forjado pelas normas do seu local de trabalho.
Um dia na vida de um oficial

Agora, pense sobre a jornada de trabalho de um policial. Suas atribuições de trabalho consistem, principalmente, de ser despachado pelo 911(Telefone de emergência policial, correspondente ao nosso 190) para chamadas sucessivas. Quando alguém liga para o 911, para serviço policial, há uma interpretação tácita pelo atendente de que a situação na mão se agravou para além do controle do solicitante, sendo necessário o atendimento policial, a fim de colocar a situação sob controle. Essa é a premissa não declarada de que o oficial tem de entrar em cada situação - não que um equilíbrio social precisa ser mantido, mas que a atuação precisa ser rápida e eficientemente para que a situação seja traga de volta ao controle.
Mais do que isso, quando ele (o policial) chega para a cena de muitos desses chamados, ela encontra pessoas que buscam frustrar seus esforços.
Ela conversa com testemunhas que se escondem em círculos de: “Não vi nada”.
Ela conversa com suspeitos que mentem sobre onde tinham acabado de estar ou o que eles estavam apenas fazendo.
Ela fala com pessoas bêbadas que não podem coordenar-se e não se lembram o que ela disse em dez minutos atrás.
Ela fala com viciados que tentam esconder o fato de que eles são de alta, apesar de tiques involuntários ter consumido seu corpo.
Ela fala para as crianças do ensino fundamental e adolescentes que aprenderam a desconfiar ou desprezar a polícia.
Ela fala com pessoas que mentem sobre a sua identidade, porque eles têm mandado de prisão ou porque simplesmente querem frustrar a atividade policial.
Ela fala com pessoas que agem nervosas e levam muito tempo para responder a perguntas simples, elevando suas suspeitas.
Ela fala com as pessoas que têm drogas, armas, facas e qualquer forma de contrabando escondido em sua residência, em seu veículo, ou em seu corpo.
Agora, considere que o policial está fazendo isso muitas vezes por turno - dez, vinte, talvez mais. Todos os dias. Ela vai aprender rapidamente que, a fim de obter qualquer coisa com esses mentirosos e obstrucionistas, ela vai ter de empregar táticas que em qualquer outro campo seriam inaceitáveis. Ela vai ter que ser franco, repentino e brusco. Ela vai ter que utilizar bluffs e cortinas de fumaça. Ela vai ter que interromper, explicações circulares. Ela vai ter que olhar as pessoas nos olhos e dizer: "Nós dois sabemos que você está mentindo para mim agora."
E por tudo isso, ela vai começar a desenvolver o pressuposto contrário do parceiro despertado recentemente e do seu colega de trabalho - interações de trabalho não estão entre seus pares, e as pessoas provavelmente não são dignos de confiança implícita.


Agora, você, que eu acredito, é um cidadão normal, todos os dias, entra em contato com o policial. Mesmo que ela provavelmente pode supor que você não é um passageiro frequente, ela não sabe que você é e não entra em contato interpessoal com os mesmos pressupostos que você faz. Além disso, se ela está em uniforme é porque ele tem uma tarefa em mãos, ele está focado. Até mesmo você sendo alguém conhecido, pode ser tratado com frieza e sem graça.
Agora, vamos dar um passo para trás. Você, o parceiro e / ou colega de trabalho, interpreta a resposta deste policial através das lentes de suas expectativas, e julga-o como sendo um arrogante. Quero dizer, afinal de contas, ela está agindo bem distante e indiferente e esnobe? No entanto, sua avaliação é baseada em sua interação, em um vácuo, e provavelmente não leva em conta muita coisa que eu acabei de dizer. Isso não significa que qualquer um de vocês esta "errado". Você está vindo de diferentes lugares.
Concluindo, eu convido você a perdoar. Este funcionário que não pode se dar ao luxo de dar às pessoas o benefício da dúvida, porque são tantas as qualidades de pessoas que você não pode relaxar sua guarda em torno de sua linha de trabalho sem que isso gere riscos de alguém ser ferido ou morto. Seja gentil com ele, pois seu fardo é grande.

3 comentários:

  1. Muito validas as considerações, contudo, nós policiais temos q reconhecer q o trato com as pessoas pode ser aperfeiçoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Acho que o texto, inclusive, revela uma dificuldade que precisa ser encarada. Como ser técnico, profissional, operacional e focado e, ao mesmo tempo, exercer um policiamento de proximidade? A polícia tem muito a ganhar aprimorando sua relação com a comunidade.

      Excluir
  2. OK. But it's not my problema, neither my fault that they CHOOSED that job! If I didn't do nothing, you don't have room shouting to me. Thats justo not fair, BC i can't response in the same way they did. If I am forced to be polite to then, they should be forces top to be polite with me. I mean, they are just COPS, not presidents!

    ResponderExcluir